Design de Games


No Brasil, o setor de games cresceu uma taxa de 30% nos últimos anos e representa o quarto maior mercado mundial. E isso é bom para quem trabalha nessa área pois os games além de entretenimento são importantes ferramentas pedagógicas.
Tem esse nome pois muitos trabalham em jogos mas é possível trabalhar em publicidade, cinema, desenvolvimento de software entre outros. Suas atividades não são apenas jogos para entretenimento mas a criação de um ambiente para simulações, que ajuda novos profissionais a serem e entenderem sua profissão futura, por exemplo: simulador de voo.

O INTERESSE PELA COISA
Pode vir de hoje ou de ontem, mas se é a carreira que quer seguir, já começa a dar seu melhor pra ser um profissional amanhã. Estudo, prática, vale tudo pra ser o melhor. Acho que uma forma de se aperfeiçoar também na criação, é desenhando e criando cada vez mais. Se parar no meio e achar que não tem inspiração o suficiente, dá um tempo, relaxa e depois volta lá. Certeza, que vai dar certo.

Mas não vá pensando que terminou o curso já pode fazer um jogo, ainda mais sozinho, CALMA. Por trás de um jogo fodástico ou um programa bem feito, há uma equipe que batalhou para fazê-lo:
PROGRAMADOR: Ele é responsável pela parte lógica do jogo. Trabalha com os códigos e desenvolve a inteligencia artificial dos personagens, utilizando C++ e Java.
ARTISTA: É quem faz toda a arte do jogo, personagens e cenários, onde ele pode criar no papél ou direto no computador.
DESIGNER: Ele também pode trabalhar com a arte do jogo mas sua função principal é deixar o game atraente e divertido. Também é quem desenvolve os níveis do jogo, mundos, elementos e projeta a jogabilidade do jogo onde visualiza os pontos que impedem o progresso.
PRODUTOR: Responsável pelo desenvolvimento do jogo, gastos, contratação e representação da equipe para gerência.
TESTADOR: Esse sim é sem dúvida o melhor emprego do mundo. Essa pessoa é quem testa os jogos por horas tentando identificar bugs e coisas que atrapalhariam a jogatina.
COMPOSITOR: Ele cria o ambiente musical do jogo. Cria toda a trilha sonora que normalmente é curta e fica se repetindo.
SOUND DESIGNER: Cria todos os sons do jogo, deve ser chato jogar um jogo de tiro sem barulho de tiro, certo? Precisa ter um enorme conhecimento sobre o jogo para a criação dos sons presentes no ambiente.
REDATOR: É quem escreve a história do jogo para que tenha um sentido. Também escreve as falas dos personagens e suas biografias.

É um assunto interessante e se você tem uma enorme paixão por games e quer trabalhar nisso, não tem porquê não investir.

Via: Designerd
Share on Google Plus

About Unknown

Janne Pereira, 20 anos. Se esconde no interior de São Paulo. Aprendiz de Designer e amante do mundo virtual.

0 comentários :

Postar um comentário